Imigração Japonesa: O Navio Kasato Maru

Olá meus Nekos!
Alguns me pediram para falara sobre imigração japonesa, ou mandam perguntas sobre, e então eu decidi começar fazer série de postagens sobre o assunto, creio que não será tão extensa quando a de mitologias, primeiro vou começar a falar sobre o ilustre Navio que trouxe o primeiro grupo de imigrantes japoneses para o Brasil, ''rimou sem querer'', contudo irei contar um pouco da história do  Kasato Maru, e de como foi esta trajetória! Gente o nome Maru é mera coincidência ♥ 



O Kasato Maru originalmente foi construído na Inglaterra e foi vendido a frota militar russa em junho de 1900, sendo batizado de Kazan, que foi utilizado como navio-hospital durante a guerra Russo-Japonesa, no fim da guerra foi abatido pela marinha japonesa e confiada ao distrito naval de Kure sendo batizado de ''Kasato Maru'', e adaptado para ser meio de transporte para soldados que tinham combatido na Manchúria de volta para o Japão.

Em 1906 passou a ser utilizado para transportar imigrantes japoneses para o Havaí e em 1907 para o Peru e México.
Foi então que em 28 de abril de 1908 trouxe o primeiro grupo de imigrantes japoneses para o Brasil.

A viagem começou no porto de Kobe e foi uma longa viagem de 52 dias, não foi fácil para os japoneses a bordo que estavam com náusea pelo balançar da embarcação por muitos dias seguidos e também o calor intenso.
abstraídos e alimentados os japoneses chegaram no dia 18 de junho de 1908 no cais 14 do porto de Santos, tendo percorrido aproximadamente 12 mil milhas náuticas, durante a longa viagem.
Esta data é comemorada no Brasil como o dia da imigração japonesa, já no Japão é o dia da Emigração Ultramarina.

O nome Kasato Maru, para os japoneses e descendentes que emigraram para o Brasil representa um símbolo dos 100 anos da presença japonesa no Brasil além de uma nova era de intercâmbio entre ambas nações. 


Em Mogi das Cruzes em SP, existe uma réplica do Kasato Maru no parque centenário.

Então meus Nekos, essa foi a primeira postagem da série Imigração Japonesa para o Brasil, aqui do blog, espero que vocês gostem, não deixem de comentar e compartilhar 
curtam a nossa fan page (Link

♥Até mais ♥ さらに多くの♥

4 comentários:

  1. Seu navio? Hehehe =3 gostei muito do post Maru, fiquei curioso cm a nova série do blog, vai ser interessante XD
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha quem dera fosse ^^ obrigada, fico feliz que tenha gostado, vou me esforçar para agradar a todos vocês nesta nova série!
      Abraços! :3

      Excluir
  2. Engraçado a sequencia das datas 1906, 1907 e 1908 Brasil, interessante não conhecia a história do navio e o nome você deve gostar não? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim foi uma sequencia :D, que bom que adquiriu conhecimentos aqui! O nome eu gosto sim ♥ ^^
      Abraços!

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/