Mitologia Japonesa: Os três Macacos Sábios


Olá queridos leitores!
tudo bem com vocês?
Hoje irei falar da figura dos três macacos, Mizaru, Kikazaru e Iwazaru, que fazem parte das lendas e mitologias orientais \(^_^)/ 



Significados: Miru = olhar
Kiku = ouvir
Iu = falar
e a terminação dos nomes de cada um (Zaru) = Negar.
Logo significando: ''Não olhe para o mal, não escute o mal, não pronuncie o mal.''
Existem inúmeras interpretações a respeito dos tês macacos sábios, o que se parece que surgiu na China, porém tornou-se popular no Japão, que virou um Kotowaza.
Nota: Kotowaza: São provérbios japoneses.

Existe uma estátua dos três macacos no Santuário Toshougu, em Nikko na qual ilustram a porta no estábulo sagrado.
O simbolismo dos macacos vem de uma lenda Tendai-budista, na qual são representados como o ciclo de vida do homem. O proverbio que traz a figura, no Japão é chamado de ''regra de ouro'', onde existem outros ensinamentos para se viver em harmonia entre a sociedade. Como por exemplo : Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você.
Na religião budista, os gestos dos macacos sábios representam Vajrakilaya, uma divindade de 6 braços, onde o ensinamento principal é não ouvir, ver ou falar mal, pois assim seremos poupados do mal. Também ha quem diga que as estátuas dos três macacos simbolizam paz e harmonia, protegem os lares de energias ruins e ajuda a evitar que o mal se espalhe.

Festival Koshin

Conhecido como o dia do macaco, fala da divindade Koshin, que tinha três macacos como mensageiros, em umas versões os três macacos são três vermes que vivem dentro das pessoas, na qual registram tudo de bom e mal que se faz, e no 60° dia do calendário, enquanto as pessoas estão dormindo, eles saem e vão até o deus Koshin que vai julgar e punir a pessoa, segundo seus feitos, relatados pelos três vermes.

Por essa lenda no Taoismo Chines, antigamente famílias e amigos, ficavam em vigílias em casa durante a  véspera do festival Koshin ate o amanhecer, ficavam bebendo e conversando muito para não dormirem.

Esse provérbio ''Não olhe para o mal, não escute o mal, não pronuncie o mal.'' é uma ótima reflexão e um dos meus favoritos que tenho como meta a cada dia, pois o mal atrai o mal, e bom evitarmos de atrair energias ruins, é uma ótima dica!
Espero que tenham gostado da postagem, até a próxima \(^_^)/

algumas partes eu me inspirei no: http://www.japaoemfoco.com/mizaru-kikazaru-e-iwazaru/

5 comentários:

  1. Muito interessante, amo lendas, eu os conhecia mas nunca havia parado para ler a história, agora que li achei muito legal. Eu acho que podemos tirar algo bom de tudo, independente da cultura/religião, fico meio chateada quando vejo pessoas julgando a religião dos outros, mas isso é falta de conhecimento, porque tudo isso depende da cultura do lugar em que vivemos, não podemos julgar os outros como se fossemos donos da verdade absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, querida leitora Elidiana! concordo muito com você, como você disse podemos tirar algo bom em tudo, penso que, se todos os habitantes dessa terra seguisse essa ''regra de ouro'' japonesa dos 3 macacos sábios,''Não olhe para o mal, não escute o mal, não pronuncie o mal'', acredito que seria um mundo melhor.

      Excluir
  2. Sempre quis saber a história desses macacos, mas nunca lembrei de pesquisar! Por sorte, encontrei seu blog, haha.

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo (≧▽≦) bem-vinda! venha sempre (。♥‿♥。)

      Excluir
  3. Oiie, estou seguindo o blog <3

    http://gee-time.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/