KOKESHI


Olá queridos leitores, vou falar hoje sobre as kokeshis! 
Kokeshis são esculturas de bonequinhas Japonesas, feitas em madeira da Cerejeira ou Cornus, de origem do norte do Japão, são manufaturadas, e decoradas de váreos modelos, são pintadas com traços finos e bem orientais, São dois os formatos das kokeshis, tem as Tradicionais e as Criativas.



 As kokechis tradicionais são feitas por artesãos de madeira em Shinchi e Tagata e seguem seus padrões e sao de origem de uma determinada área, e as Criativas o artista tem o livre harbítrio de criar a kokechi de vareas formas, traços , cores tudo como ele quizer, e elas nao só ficam restritas em uma área do Japão porque os artistas de kokechis Criativas vivem nas grandes cidades.

A kokeshi Tradicional é apenas a cabeça e o corpo vernizado e flores desenhada no corpo:



As Kokeshis Criativas , são inúmeros modelos e formas, muitos detalhes:


Mais a Kokechi não é só um enfeite , ou um brinquedo, ela tem um significado:

O significado da palavra kokeshi é ''Crianças Perdidas'' na qual uma kokeshi simboliza a alma de uma criança perdida que a boneca leva o mal que a criança possa sofrer em vida, algums japoneses especificamente os da ilha Okinawa tem o costume de usar a kokeshi em enterros ou crematórios de crianças com morte pré-matura ou ate 12 mêses de idade teriam a alma presa na kokeshi para nao se sentirem perdidas no status após a morte, então a familia mantém a boneca em casa após a cremação do corpo da criança, É tambem uma tradiçao adotar kokeshis abandonadas, traz boa sorte pro lar . Também é oferecido a alma da criança presa na boneca doces, brinquedos e origamis para evitar maldição e alegrar a alma da criança.

#Eu coleciono kokeshis ^^ abaixo é a minha favorita kokeshi rosa que ganhei da minha mãe *---* essa veio importada do Japão , as outras eu comprei aqui mesmo no Brasil de fabricação japonesa é claro.



É bem interessante a história da Kokeshi! *---* espero que tenham gostado do post! até a poxima pessoal! kisus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/